Política Atemporal

Estou cansada e ver gente falando que não gosta de política, que todos os governantes e candidatos a governantes são corruptos, que o governo nunca deu-lhe nada de bom, que tudo é jogo político, que nenhum político presta, que a a reeleição deveria ser proibida, que o local das nossas casas sociais (ou que pelo menos deveriam ser, como, prefeitura, câmara dos deputados, vereadores e etc.) deveria pertencer aos políticos jovens, que tem que dar uma chance pra os mesmos, que nossos representantes só “prestam” e dão as caras em época de eleição. É o típico pseudo alfabetizado político.

“O homem é por natureza um animal político” desde Aristóteles já havia conciência de que somos política. Somos seres essencialmente políticos, e até negar esse fato já nos faz “politicar”. Temos que entender também que o governo não tem que fazer nada exclusivamente pelo indivídual, o governo tem que fazer a priori pelo social, asfaltar uma rua, construir um hospital,garantir um atendimento digno para quem precisa de um serviço público, não tem e não deve pintar a cerca da sua casa, nem dar um emprego fantasma que banque os pares de sapatos que você compra no final do mês. Precisamos aprender que antes do coletivo vem o individual. Você toma conta da sua vida, você faz suas poses. O Brasileiro vai mudar para muito melhor quando parar de esperar favores sociais, parar de querer se beneficiar por um serviço que é destinado a todos, não a seu umbigo. Quem aceita favor político está no mesmo patamar de quem oferece. Só existe oferta por existir procura.

Reclamam dos políticos corruptos, mas continuam votando nos mesmos, é preciso que se crie leis para deixar inelegíveis os políticos que cometeram crimes contra a sociedade, esse tipo de lei só é necessária porque o brasileiro tem a memória curta, a língua afiada e as mãos que esperam por algum “presentinho”, mesmo sabendo que é ilícito. Reclamam que político só aparece em época de eleição, mas não tiram uma hora pra ir na câmara dos vereadores, pra procurar se informar que projetos de lei estão sendo aprovados, vá atrás, procure se informar, cobre as promesas SOCIAIS. Em época de eleição eles “aparecem” mais mesmo, de fato, é markething, não querem perder o emprego, assim como eu, seu pai, sua mãe, sua tia e sua família inteira.

Existem os corruptos, aqui e em todo lugar. Existem os representantes e candidatos a representantes do governo que estão imersos na corrupção, mas não são só eles, somos corruptos até ao tentar colar em uma prova. Corrompemo-nos a muito tempo. Então vamos aceitar como um todo essa coroa de espinhos e tentar mudar nossas atitudes um pouco a cada dia. É um político corrupto? Não vote! A força do sistema está nas urnas, e as urnas são destinadas a nós. Procure conhecer a plataforma política dos seus candidatos, pense no que ele pode fazer por sua comunidade, pare de pensar em si. Temos que deixar de ser tão egocêntricos.

No entanto também é preciso que façamos nossa parte de indivíduo no meio da sociedade. Cobramos ruas limpas e jogamos lixo no chão, cobramos uma infraestrutura melhor e quebramos os orelhões, os monumentos, rabiscamos as paredes e tantas outras coisas. As leis estão aí para serem cumpridas, são muitas, foram criadas pelos homens para constituir as amarras dos homens. São o poder de coesão social. Faça uma análise social, você está exercendo sua responsabilidade para com todos? Se aceitou viver em sociedade, deve, no mínimo não prejudicar seu próximo, não importa se é direta ou indiretamente.

Dirija bêbado, ande sem capacete, sem os documentos do carro. Mate alguém, se mate e deixe a fiscalização as cegas para saber a quantas anda sua responsabilidade social. Guie-se pela sua consciência. E depois seja capaz de assumir o que seus atos refletem. O homem caminha para o caos por si só, as leis são essenciais para acalmar esse nosso ímpeto intrínseco. Neste meio tudo é interligado, um setor depende do outro e todos articulam-se para possibilitar o convívio humano, por isso o respeito ao coletivo é tão importante.

Cobram políticos jovens como se eles fossem obrigatoriamente a solução para os problemas coletivos, podem ser, da mesma forma como podem não ser, assim como os “antigos”, os veteranos. É tudo uma questão de análise, observação. Com comodismo sociedade nenhuma muda, entre no portal da transparência, pense e procure o histórico da criatura antes de votar, reinvidique algo que colabore com o bem estar social.

Muitos políticos são corruptos, são seres humanos, livres dentro de seu âmbito que deixamos a deriva. Mas a mídia tem massificado essa imagem. Acredito sim que existem os que preferem enveredar por outros caminhos. O caminho da honestidade. Ainda acredito na raça humana.

E mesmo com todos meus ideais que pra muitos podem parecer utópicos, e ,por vezes, até pra mim, quando noto que cometi ações que vão contra o que prego. Somos humanos, somos egoístas, somos egocêntricos. Sou humana, sou egoísta, sou egocêntrica. Mas tudo é questão de policiamento.

O Estado não é seu pai. O Estado é seu patrono.

Anúncios

Deixe um comentário

Preencha os seus dados abaixo ou clique em um ícone para log in:

Logotipo do WordPress.com

Você está comentando utilizando sua conta WordPress.com. Sair / Alterar )

Imagem do Twitter

Você está comentando utilizando sua conta Twitter. Sair / Alterar )

Foto do Facebook

Você está comentando utilizando sua conta Facebook. Sair / Alterar )

Foto do Google+

Você está comentando utilizando sua conta Google+. Sair / Alterar )

Conectando a %s